
Identificar os principais objetivos da psicanálise nos faz entender melhor porque Sigmund Freud criou essa abordagem que busca tratar os sofrimentos psíquicos e não promover apenas o alívio dos sintomas.
Isso porque ao tratar da raiz do problema a psicanálise busca a transformação mais profunda da subjetividade do indivíduo.
Neste artigo vamos trazer 5 objetivos principais da psicanálise e como eles se aplicam na abordagem até os dias atuais.
O que é a Psicanálise?
A psicanálise é um método que envolve técnicas e teorias que visam possibilitar o desenvolvimento mental.
Criado por Sigmund Freud no final do século XIX, tendo como foco principal o inconsciente e a influência que ele exerce sobre nossos pensamentos, emoções e comportamentos.
O analista e o paciente dialogam para que a psicanálise traga à tona esses conteúdos reprimidos, permitindo sua compreensão e trabalhando em cima deles.
Embora tenha evoluído desde a época de Freud, a psicanálise mantém seu foco central: compreender a complexidade do ser humano e sua relação consigo mesmo e com o mundo.
Objetivo da psicanálise 1: Tornar o inconsciente consciente
Um dos principais objetivos da psicanálise é revelar os conteúdos reprimidos no inconsciente.
Para a psicanálise, o inconsciente é uma parte da mente onde estão guardadas memórias, desejos reprimidos, conflitos e sentimentos que não alcançam a consciência.
No entanto, o inconsciente continua influenciando diretamente os pensamentos e comportamentos de uma pessoa.
Trazer à tona o que estava no inconsciente faz com que o sujeito passe a ter mais consciência de si mesmo, podendo agir com maior liberdade e menos repetição de padrões inconscientes.
-
Em contextos atuais, entender sobre o inconsciente pode ajudar os indivíduos de diversas formas:
Relacionamentos: com projeções de sentimentos não resolvidos e repetição de padrões de comportamento aprendidos na infância, em transtornos psicológicos; -
Em transtornos psicológicos: com a investigação de conteúdos reprimidos no inconsciente que podem estar ligados a traumas, medos ou conflitos internos. No TOC, por exemplo, muitas compulsões e obsessões são maneiras de lidar simbolicamente com sentimentos reprimidos de culpa, medo ou angústia;
-
Resolução de conflitos internos: a psicanálise ajuda a trazer esses conflitos à consciência, facilitando a integração e o entendimento das emoções, o que resulta em uma sensação maior de harmonia interna e bem-estar emocional.
Objetivo da psicanálise 2: Promover autoconhecimento
A psicanálise permite ao paciente explorar aspectos inconscientes de sua personalidade, ajudando a compreender padrões de comportamento e relações interpessoais.
A escuta psicanalítica ajuda o indivíduo a se conhecer em profundidade. Ao mergulhar no inconsciente, o paciente entra em contato com aspectos de sua história, suas angústias, desejos e contradições.
Um dos objetivos da psicanálise é gerar uma transformação interna significativa. Por isso, esse é um processo que, geralmente, demanda um tempo maior que outros processos terapêuticos, promovendo maior autenticidade e consciência sobre si mesmo.
Objetivo da psicanálise 3: Tratar sofrimentos psíquicos
A Psicanálise pode ser um tratamento eficiente para doenças como: ansiedade, depressão, fobias, compulsões, entre outros, já que compreende suas causas inconscientes e oferece um espaço de escuta e elaboração.
O objetivo principal não é apenas eliminar o sintoma de forma imediata, mas entender o que ele comunica sobre o sujeito e usar o processo psicanalítico para alcançar resultados mais transformadores e duradouros.
A técnica da associação livre, em que o indivíduo expressa tudo o que lhe vem à mente, é central no método. O analista ouve atentamente, interpretando e explorando os conteúdos trazidos pelo paciente.
Objetivo da psicanálise 4: Interromper Padrões Repetitivos
Muitas vezes, carregamos padrões emocionais e comportamentais que se repetem ao longo da vida, em relacionamentos, escolhas ou até atitudes que nos causam sofrimento.
A psicanálise permite identificar essas repetições e entender sua origem, possibilitando mudanças positivas e duradouras desses padrões.
A escolha de parceiros semelhantes, dificuldades recorrentes no trabalho ou reações emocionais desproporcionais são escolhas que podem ter raízes inconscientes e os psicanalistas podem tratá-las em processos psicanalíticos.
Esse processo permite quebrar esses ciclos, dando ao indivíduo maior liberdade para agir de forma consciente e não apenas reagir a impulsos automáticos.
Conclusão
Os objetivos da psicanálise vão muito além de tratar os sintomas, seu objetivo é trazer uma transformação real para cada indivíduo com base no autoconhecimento e na maneira como ele se relaciona com o mundo e com o outro.
Chegar na raiz do problema traz outra perspectiva sobre ele. Além de trazer entendimento sobre sofrimentos psíquicos, romper padrões e conquistar uma liberdade que só o autoconhecimento pode proporcionar.
Por isso, a Psicanálise continua sendo uma das abordagens mais potentes para quem busca autoconhecimento e mudança real.